sábado, 19 de fevereiro de 2011

Vitória de Cristo em cinco rounds.




Em I João 3:8 lemos: "Para isto se manifestou o Filho de Deus: para destruir as obras do diabo".

A vida cristã começou com guerra. O capítulo 4 do evangelho de Mateus guarda o registro da batalha do diabo contra Jesus que saiu vitorioso.

A batalha de Jesus é a nossa também. Efésios 6 mostra que temos que lutar, não com carne e sangue, mas contra as hostes infernais deste mundo tenebroso.

O Peregrino, de João Bunyan, retrata o começo da vida cristã no encontro com a cruz. E vai o cristão de etapa em etapa na luta contra terríveis inimigos até a sua vitória final nos braços de Jesus.

Amaleque assaltou o povo de Deus que vinha cansado da dura jornada do deserto. Depois da vitória de Israel, Moisés disse que haveria guerra sem trégua entre Amaleque e o povo de Deus. Amaleque é o diabo e nós, o povo de Deus e fomos salvos pelo Filho de Deus, para essa luta constante. Estamos, portanto, num boxear sem fim. Vamos, pois ao:

1º Round - Jesus venceu o astuto inimigo - o diabo. Na já citada Escritura de Mateus 4, o cruel inimigo queria destruir o 2º Adão - Jesus, como destruíra o 1º Adão. O diabo envidou todos os esforços para derrubar Jesus, como fez com o 1º Adão. Jesus, entretanto, fulminou-o com a poderosa Palavra - "Está escrito". O apóstolo Paulo, em Ef. 6:17, diz que a Palavra de Deus é a espada do Espírito. Como soldados de Cristo, podemos usar a Palavra de Deus no poder do Santo Espírito de Deus, para golpear o feroz inimigo. Cristo, portanto, venceu o 1º round.

2º Round - Jesus derrubou o IMPÉRIO DA MENTIRA. Em João 8:44, lemos: "Vós sois do diabo, que é vosso pai, e quereis satisfazer-lhe os desejos. Ele foi homicida desde o princípio e jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira. Mais uma obra do diabo (1º Jo 3:8) foi destruída. Vitória, pois, no 2º round.

3º Round - Jesus derrubou o IMPÉRIO DAS TREVAS. Em Rm 13:12, Paulo diz: "Deixemos, pois, as obras das trevas e revistamo-nos das armas da luz". Gal. 5:24 enumera as obras do diabo: prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçaria, inimizade, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções, inveja, bebedeira, glutonarias etc. O diabo, pois, foi tremendamente derrotado no 3º round.

4º Round - Jesus derrubou o IMPÉRIO DAS DOENÇAS. Isaías 53 afirma que o Servo sofredor que é Jesus, quando morreu no Calvário, levou no seu corpo, não somente nossos pecados, mas também nossas dores. Lemos em Lucas 4:18 que o filho de Deus foi ungido pelo Espírito do Senhor para proclamarmos libertação aos cativos e restauração, dar vista aos cegos e pôr em liberdade os oprimidos! A humanidade, hoje, semelha-se a um grande hospital. O sofrimento humano é quase intolerável. Paulo, em Romanos 8:22, diz: "Porque sabemos que toda a criação, a um só tempo, geme e suporta angústias até agora!". Ela aguarda a revelação dos filhos de Deus. Quarto round: o Senhor Jesus venceu, glória ao Senhor Todo - poderoso!

5º Round - Jesus venceu a morte. Em I Cor 15:54 lemos: "tragada foi a morte pela vitória". O último inimigo foi abatido. Jesus provou seu poder sobre a morte, quando disse à filha de Jairo: Talita Cumi, isto é, "Eu te mando, levanta-te". Também quando disse no lar de Betânia: "Lázaro, vem para fora", e aquele que jazia quase apodrecido na sepultura voltou à vida. O Senhor, "pelo Espírito eterno" removeu a pedra que fechava o seu sepulcro e foi levantado no poder da ressurreição. Ele está vivo e reina, e nos garante: "Eu vim para que tenham a vida e a tenham em abundância". Diante do sepulcro vazio do Filho de Deus, podemos contar: "Onde está, ó morte, a tua vitória? Onde está, ó morte, o teu aguilhão? Graças a Deus que nos dá vitória por intermédio do nosso Senhor Jesus Cristo". Jesus venceu todos os gigantes e nos garante: " Eu abati todas as obras do diabo", sou campeão invicto.

Glória a Deus!

Enéas Tognini

Sem comentários:

Enviar um comentário