sábado, 21 de maio de 2011

Como é difícil esperar.





Por Padre Luizinho





Como é difícil esperar, a impaciência toma conta de nosso coração e é muito pior porque queremos entender o porquê de tudo. Quando as coisas fogem do nosso controle e nós experimentamos a impotência, ficamos cheios de perguntas e até às vezes, chegamos à loucura de culpar a Deus. Eu não estou falando de teoria, estou falando de vida. A dor faz parte do cultivo desta fé, pois só sabe o que se quer, quem luta para conseguir. Preciso escolher todos os dias não desistir. Você já viveu alguma coisa que te levou ao seu limite?


A Palavra de Deus me ajudou muito quando experimentei o meu limite físico, emocional até espiritual: “Humilha teu coração, espera com paciência, dá ouvidos e acolhe as palavras de sabedoria; não te perturbes no tempo da infelicidade, sofre as demoras de Deus; dedica-te a Deus, espera com paciência, a fim de que no derradeiro momento tua vida se enriqueça. Aceita tudo o que te acontecer. Na dor, permanece firme; na humilhação, tem paciência. Pois é pelo fogo que se experimentam o ouro e a prata, e os homens agradáveis a Deus, pelo cadinho da humilhação. Põe tua confiança em Deus e ele te salvará; orienta bem o teu caminho e espera nele. Conserva o temor dele até na velhice.” (Eclo 2,2-6).

Uma das grandes tentações que o demônio investe sobre nós é nos cegar para não vermos os frutos do sofrimento, para não percebermos que de uma aparente derrota virá um grande triunfo. Que um momento triste e de dor pode nos enriquecer. O inimigo tem uma visão completamente negativa e míope, porque “ele” é definitivamente derrotado, para ele não há mais chance de reverter, ele já escolheu definitivamente de que lado quis ficar. Sua tentação preferida é o desânimo, mas a perseverança e a persistência é a vitamina do triunfo. Eu escolho estar com Jesus, porque com Cristo é vencer ou vencer!


“Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação? A angústia? A perseguição? A fome? A nudez? O perigo? A espada? Realmente, está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte o dia inteiro; somos tratados como gado destinado ao matadouro. Mas, em todas essas coisas, somos mais que vencedores pela virtude daquele que nos amou. Pois estou persuadido de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem o presente, nem o futuro, nem as potestades, nem as alturas, nem os abismos, nem outra qualquer criatura nos poderá apartar do amor que Deus nos testemunha em Cristo Jesus, nosso Senhor.” (Rm 8,35-39). É impossível viver bem e de maneira equilibrada um momento de sofrimento e de limite sem os dons da Fé, da Esperança e um abandono confiante em Deus.


Oração


Senhor Jesus, na cruz conquistastes a Tua maior vitória e a nossa total libertação. Ensina-nos a viver os momentos de sofrimento e de provação, de dor e de morte sem perder a nossa fé, a esperança e a confiança de “que tudo concorre para o bem daqueles que amam a Deus”. Permite Jesus que carregando a minha cruz, eu descubra o quanto eu sou precioso aos Teus olhos, mais do que o ouro e a prata, e não me afaste de Vós e do Teu infinito amor. Coloca em minha vida pessoas que sejam para mim como O Cirineu, me ajudem a carregar a Cruz e a não desistir no caminho. Que nas desventuras da vida eu encontre Maria, com um olhar de mãe que conforta a minha alma. Que eu encontre Verônicas para enxugar o meu rosto cansado e triste e renovar as minhas forças. E no final de tudo eu possa experimentar mesmo depois das quedas o triunfo da Ressurreição. Amém!


Historia real: Um menino do interior da Itália sonhava em ser um grade jogador de futebol, e ele jogava muito bem, alguns clubes já estavam interessados no talento do menino. Aos 16 anos numa partida de futebol ele levou uma forte bolada no rosto, que atingiu de cheio os seus olhos. Foi uma luta muito grande, um fracasso, o menino cheio de sonhos e talento havia perdido a visão. Mas este menino tinha outros talentos que ninguém conhecia, ele lutou, continuou acreditando nos seus sonhos e hoje esse acidente trágico nos deu um dos maiores cantores de música clássica, que encanta e transforma muitos corações. Esse menino é Andréa Bocelli. Para provar que não podemos parar nas tragédias, mas fazer delas um trampolim para saltar para a vitória.

Nestes tempos de “noite escura”, essa música do Pe Fabio de Melo me ajudou a enxergar e a rezar:


Eu sei que é difícil esperar / mas Deus tem um tempo para agir e pra curar.Só é preciso confiar.

Se a cruz lhe pesa não é para se entregar / mas pra se aprender a amar como alguém que não desiste.

A dor faz parte do cultivo desta fé / Pois só sabe o que se quer quem luta para conseguir Ser feliz.

Não desista do amor, não desista de amar / Não se entregue a dor porque ela um dia vai passar
Se a cruz lhe pesou e quer se entregar / Tal como um Cirineu Cristo vai lhe ajudar.

Sem comentários:

Enviar um comentário