terça-feira, 18 de outubro de 2011

salvar uma vida: do perigo do Acidente Vasco-Cerebral.

Por Miguel Mpanzu Nzenguele.



O conhecimento é um poder que pode salvar uma vida se for utilizado no sentido humanitario. Quem sabe difunde e quém não sabe aprende. A narração que segue é fato, aconteceu e sempre está acontece no nosso dia-dia. Infelizmente quando isto acontece, recoremos aos pensamentos pejorativos ou. E sem duvida, na sua maioria o pensar popular gosta ligeiramente atribiur este facto ou fenômeno ao fetiço ou «diabo que é o gênio do mal em geral - o Ndoki ».

Com a finalidade de nos trazer uma lanterna que poderá nos iluminar, convido os profissionais de saúde, os amantes das leituras da sciência e aos demais de comentarem sobre o artigo. « Grande é o nosso Senhor, que têm uma força poderosa, mais o seu intelecto não tem limite » como está escrita nas Sagradas Escrituras.

Recados para Orkut

Recados de Imagens de Cristo




Ter conhecimento de o que o acidente vascular cerebral (AVC) Isto até pode providenciar uma ajuda ou até salvar alguém. Tome um momento para ler isto e talvez ... salvar uma vida e contribuir ao fazer conhecer aos outros do perigo que o acidente vascular cerebral representa na nossa vida quotidiana.

A história passa-se quando de um evento de petisco (um churrasco) organizado entre amigos como é de sempre quando queremos conviver, a “sujeita ” escoregou ou tropeçou e caiu. Ela diz ou afirma aos convidados que ela estava bem e ela segurou que seus sapatos novo no pé causou a queda dela. Os amigos/as ajudaram-na a sentar e fazer um novo prato.

Embora ela parecia um pouco abalada, mas desfrutou o resto da tarde ate a madrugada do dia seguinte. E os convidados voltaram nas suas respectivas residências (todos bem alegre que o churrasco passou bem!!!) ... Mais tarde, o marido de “ sujeita ” telefone para todos os seus amigos para dizer que sua mulher foi levada ao hospital……“sujeita” morreu aos 18 horas. Ela teve um derrame quando do churrasco.

Quando do suceder, se os presentes tivessem presença de espirito ou fossem capazes de identificar os sinais de um acidente, a “ sujeita ” poderia ter sido salvo.

No hospital, um neurologista diz que se a vítima de derrame chegasse entre as maos dele dentro de três horas, ele poderia reverter totalmente os efeitos da crise.

Ele diz que a parte mais difícil é que o AVC é identificado, diagnosticado e que o paciente é visto em menos de três horas por um médico.

Para descubrir os sintomas de AVC: Faça três perguntas simples para a pessoa em crise:
1. * Pede a pessoa que sofre de sorrir.

2. * Pede a pessoa para levantar os dois braços.

3. * Peça a pessoa para repetir ( a dizer) uma frase simples (ex.: O sol é bonito hoje). Se a pessoa tem dificuldade para realizar qualquer uma dessas tarefas, ligue o medico ou leva a pessoa no hospital e descreva os sintomas ao expedidor.

Passam a palavra …. « Vena mbombe-a-tiya e n’káaka kuna vata », ter este tipo de conversa entre gentes da sua casa, do seu bairro, da sua comunidade, pelo menos uma vida pode vir a ser salva por dia.

Morale ou Liçao do artigo: Pouco importa aonde estiveres ou se entrares se não te sentir bem disposto no seu corpo, avise o seu amigo « E n’soni zilenda dia mutu » traduzindo em português significa que a vergonha mata !. Obrigado a todos.

Sem comentários:

Enviar um comentário