sábado, 21 de julho de 2012

O engano do Evagelho "Não sofra mais"


Por Clávio Juvenal Jacinto



Você já deve ter ouvido esse chavões tipo “pare de Sofrer” ou “não sofra mais’ como um indicativo fundamental para atrair as pessoas ao cristianismo ?
 
Não é minha intenção aqui anular a realidade de que muitos tipos de sofrimentos existentes nesse mundo são conseqüências diretas ou indiretas da ação do Diabo nesse mundo. Mas tão somente esclarecer que o cristão é tão humano quanto um ímpio, e que abraçar a causa do evangelho não nos conduzirá a uma utopia imediatista tipo, um paraíso na terra, ou uma vida isenta de dores, sofrimentos e tribulações, ou figurativamente a “um mar de rosas”.
 
O problema comum entre a mensagem cristã moderna e a primitiva é seu oposto gritante. Tanto João Batista quanto o Senhor Jesus Cristo começam a chamar as almas para adentrarem no Reino de Deus, através de um convite ao arrependimento e a conversão!(Mateus 3:2 e 4:17) Para que haja um arrependimento sincero, é necessário uma pregação expositiva sobre a realidade do pecado, sobre os efeitos do pecado, e o perigo que o pecador corre, se nessa vida não admitir que é pecador, e enfrentar toda uma eternidade sem usufruir dos benefícios maravilhosos da redenção que Jesus obteve na cruz.
 
Na medida em que um pecador aceite os benefícios da cruz, não estará isento de sofrimentos, dores, adversidades, e lutas. Nenhum cristão está isento de sofrimentos e dores nessa vida, pois a vida cristã por si mesma nos lança a uma jornada de peregrinação, tendo esse mundo como um deserto que temos que atravessar “Amados, peço-vos, como a peregrinos e forasteiros, que vos abstenhais das concupiscências carnais que combatem contra a alma” (1Pe 2:11) mas vamos para a realidade espiritual, isso é o que me interessa. Jesus disse a Paulo, quando elegeu ele para ser embaixador do evangelho: “E eu lhe mostrarei quanto deve padecer pelo meu nome.”(At 9:16). Estude a vida de Paulo e verá o quanto ele sofreu por causa do evangelho! A experiência de Paulo não subjetiva, ela é objetiva, é um principio valido para todo o cristão: “Porque a vós vos foi concedido, em relação a Cristo, não somente crer nele, como também padecer por ele” (Fp 1:29) a igreja primitiva sofria por causa do evangelho, um sofrimento de grande intensidade, como em Esmirna “Nada temas das coisas que hás de padecer. Eis que o diabo lançará alguns de vós na prisão, para que sejais tentados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida.” (Ap 2:10) e Pergamo, onde houve o martírio de Antipas: “Nada temas das coisas que hás de padecer. Eis que o diabo lançará alguns de vós na prisão, para que sejais tentados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida.” (Ap 2:10) Jesus fala a respeito da vida cristã “Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo” (Jo 16:33) é preciso sofrer as aflições do tempo presente para usufruir das glórias futuras:“Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada.” (Rm 8:18) “Para conhecê-lo, e à virtude da sua ressurreição, e à comunicação de suas aflições, sendo feito conforme à sua morte” (Fp 3:10).
 
Escrevendo a igreja de Tessalonica Paulo admoesta “De maneira que nós mesmos nos gloriamos de vós nas igrejas de Deus por causa da vossa paciência e fé, e em todas as vossas perseguições e aflições que suportais”(2Ts 1:4) Isso foi uma realidade para os irmãos e basta ler a historia da igreja, leia O LIVRO DOS MARTIRES DE FOX, para ver que o cristianismo é muitas vezes, sofrer no tempo presente, para viver a glória celeste.
 
Não podemos nos admitir que se pregue o evangelho “não sofra mais” porque o convite das escrituras é “Mas tu, sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério.” (2Tm 4:5) e ainda “E ao servo do Senhor não convém contender, mas sim, ser manso para com todos, apto para ensinar, sofredor” (2Tm 2:24)
 
Aqui nesse mundo, Deus não nos isentou do sofrimento, porque ele muitas vezes será a conseqüência de uma vida de fidelidade a Deus, já que o mundo é inimigo de Deus,m também o será de sua igreja. Veja a promessa de Jesus em Apocalipse : “E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas.” (Ap 21:4)
 
Com relação a doenças sabemos que o Senhor cura, mas as vezes um tratamento, deve ser valido, ou um problema pode ser amenizado com remédio “Não bebas mais água só, mas usa de um pouco de vinho, por causa do teu estômago e das tuas freqüentes enfermidades.” (1Tm 5:23) isso é uma principio bíblico, Isaias não orou por Ezequias, mas o SENHOR mandou o profeta que tratasse a doença do Rei com remédios “E dissera Isaías: Tomem uma pasta de figos, e a ponham como emplastro sobre a chaga; e sarará.”(Is 38:21)
 
Jesus também falou sobre a vida cristã, sob duras condições de tomar a cruz, negar-se a si mesmo e seguir a pós Ele (Marcos 8:34)
 
A palavra martírio não pode existir no dicionário do evangelho “não sofra mais” no entanto vimos como Estevão sofreu a morte por apedrejamento e se tornou mártir(Atos 7)
 
A igreja primitiva sofria intensa perseguição e sofria por causa disso, mas foi escrito a respeito desse fato: “Confirmando os ânimos dos discípulos, exortando-os a permanecer na fé, pois que por muitas tribulações nos importa entrar no reino de Deus.” (At 14:22) a bíblia também ensina que a tribulação pode trazer benefícios para o cristão: “E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência” (Rm 5:3) até aqui podemos observar como a idéia de que qualquer sofrimento de o cristão venha experimentar significa falta de fé, é um absurdo, Paulo Romeiro comenta no livro “Super Crentes” com relação a corrente teológica chamada confissão positiva: “essa corrente doutrinaria ensina que qualquer sofrimento do cristão, indica falta de fé. Assim a marca de um cristão cheio de fé e bem sucedido é a plena saúde física, emocional e espiritual, alem de prosperidade material. Doenças e pobreza são resultados visíveis do fracasso do cristão que vice em pecado ou possui uma fé insuficiente” (1) bem, podemos notar o quão distante estão esses da igreja do Novo Testamento, com relação aos crentes hebreus nos é informado: “Em parte fostes feitos espetáculo com vitupérios e tribulações, e em parte fostes participantes com os que assim foram tratados.” (Hb 10:33) a justiça do evangelho e sua pratica na vida diária nos leva a correr o risco de sofrermos por causa do evangelho, Pedro admoesta:“Porque é coisa agradável, que alguém, por causa da consciência para com Deus, sofra agravos, padecendo injustamente.” (1Pe 2:19), a experiência de uma bem aventurança espiritual está em fatos considerados negativos: “Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.” (Mt 5:11) vivemos em meio a uma criação que geme com dores de parto(Romanos 8:11) e nossa santidade se dá em meio a pratica do cristianismo que nos remete para grandes desafios, inclusive da perda da própria vida, Cristo nos exorta “E não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo.” (Mt 10:28)
 
Agora leia com atenção essas palavras de Paulo, porque elas são mui claras: “Para que ninguém se comova por estas tribulações; porque vós mesmos sabeis que para isto fomos ordenados” (1Ts 3:3) veja bem, no pensamento teológico de Paulo o sofrimento era uma experiência não somente real, mas também aceita como parte da experiência cristã, como conseqüência de uma fé comprometida com Deus. Então por favor, voltem as origens, vamos falar, pregar e comunicar a todos os homens que Deus tem nojo do pecado, que o homem é pecador, que precisa se arrepender, abandonar o pecado, lutar após a conversão contra o pecado, e ensinar que o arrependimento precede a conversão e o novo nascimento como único principio bíblico valido para gerar verdadeiros cristãos, porque escrito está : “Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.” (Jo 3:3)

                                                                                                     CJJ

Sem comentários:

Enviar um comentário