sábado, 1 de maio de 2010

Batalham espritual é para todo cristão.



O diabo existe. Os demônios também _ e em grande número. A verdade é que todos os Crentes acham-se enganjados numa guerra. É hora de aprender a lutar.
Tiago 2:19

Elaborado pelo Reverendo .J.Galdino de Souza.


Alguns crentes talvez pensem que a luta espiritual é algo que afeta apenas determinadas pessoas,que por motivo ou outro entram nela , ou missionários que trabalham em terras dominadas pelo paganismo e trevas espirituais. Sinto muito, mas tenho que dizer que tal conceito não tem fundamento. Até que gostaria de poder afirmar que todos temos condições de levar uma vida calma e tranquila, uma verdadeira “ disneylândia” espiritual, mas não é verdade. O fato é que o diabo existe mesmo; os demônios são em grande número ; e todos os crentes achan-se enganjados numa guerra, numa desesperadora luta de vida ou morte contra um inimigo feroz.
Mas talvez alguém diga: “ Ah, eu não tenho nada a ver com isso; meu ministério é música; não estou preparado para esse tipo de coisa.”
Oue é possível também que outro , equivocadamente, pense : “ Bom , se eu deixar o diabo em paz, ele também me deixará.”
A verdade é que a guerra está sendo travada, e todos se acham envolvidos nela, quer queiram ou não, quer concordam ou não com essa tese. E ela não afeta apenas alguns crentes, nem dura só algum tempo. Todos os crentes estão envolvidos nela , 24 horas do dia, nos 7 dias da semana, e nos 365 dias do ano. Estamos enganjados nessa batalha espiritual quer tenhamos conciência disso ou não. É o que a Bíblia afirma categoricamente em Efésios 6:10-18:
“ Quanto ao mais, sede fortalecidos no Senhor e na força de seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo ; porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e , sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal , nas regiões celestes.
Portanto, tomais toda a armadura de Deus , para que possais resistir no dia mau, e depois de terdes vencido tudo, permanecer inabaláveis, e vestindo-vos da couraça da justiça . Calçai os vossos pés com a preparação do evangelho da paz; embraçando sempre o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno. Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a Palavra de Deus; com oração e súplica, orando em todo o tempo no Espírito, e para isso vigiando com tida a perseverança e súplica por todos os santos.”


Isso é uma séria de advertência que a Bíblia faz a todos nós. Esteja constantimente alerta ! Fortaleça-se ! Revista-se da armadura espiritual ! Você está numa batalha sangrenta ! Está sendo atacado,mas não por pessoas; o ataque vem de seres invisíveis . No inferno existe uma lista de nomes, e o seu está nela.
É interessante observar que a palavra empregada aí para designar o conflito é “ Luta”. E os mais disciplinados desportistas que existem são justamente os que praticam a luta. Em todos os outros esportes__ Futebol, basquete, Vôlei, etc__ há um intervalo, uma parada para os atletas recuperarem o fôlego. Mas na luta,não. Assim que o lutador entra no ringue tem que estar sempre alerta, não pode abaixar a guarda nem um minuto , se não o adversário o derrubará. Por isso , precisa estar sempre no auge de sua forma física.
Assim se dá com o crente. Ele nunca pode dizer : “ Quero tempo , diabo . Preciso descansar um pouco .” Satanás não tira folga nos finais de semana, nem nos feriados. Ele não diminui seus ataques nem quando passamos por alguma tragédia, ou sofremos alguma perda. Pelo contrário; aí é que ele lança fogo cerrado ele é daqueles nos pisam mesmo quando estamos caídos. É totalmente maligno. Para ele não existe misericórdia , nem compaixão ,e ele não sabe o que significa uma luta limpa. Para ele também não há treino, nem aquecimento. É sempre luta , uma verdadeira guerra contra nós. É por isso que precisamos conhecer os três “ erres” da batalha espiritual para que possamos fazer frente a ele.
Os três”Erres” da Batalha Espiritual.
Reconhecer. O primeiro é reconhecer que estamos nessa guerra. Isso já é o começo da vitória,pois conhecer as táticas do inimigo é o mesmo que estar na luz, e o diabo só opera em trevas. Ele sempre procura tirar vantagem de nossa ignorância quanto às realidades espirituais . Mas quando as entendemos bem, ele não pode mais agir como tenciona.
A Bíblia ensina que precisamos estar alerta, isto é vigiar. Temos de manter os olhos sempre em Jesus, mas também no diabo. Ela afirma que não podemos ignorar-lhes os desígnios, mas que precisamos “ ficar firmes contra as ciladas do diabo”. Esses inimigos contra os quais lutamos não são meras “ vibrações ruins”, nem “ as energias negativas do universo”, nem “ o lado escuro da força”. São
Seres que pensam,conversam,escutam,observam e planejam estratégias ( 2 Coríntios 2:11; Ef 6:11.
Se observarmos atentamente, descobriremos as estratégias que o inimigo aplica em nossa vida e na sociedade. Você percebe, em si mesmo , uma tendência, por exemplo , para- se magoar-se facilmente e sentir-se rejeitado ? Ou, talvez, as vez por outra , veja-se atormentado por idéias de suicídio ? Ou se sinta inclinado a lançar mão desses perniciosos meios de fuga que são as drogas e a bebida ? Tem a impressão de que está sempre acontecendo alguma coisa em sua família e em sua igreja que resulta em brigas ?
Procure identificar as estratégias do inimigo e as formas padronizadas como ele age. Vejamos o segundo “Erres”.
Rejeitar. Rejeitar é o aspecto passivo dessa luta. Assim que percebemos o que ele está querendo fazer, ignoramos deliberadamente esta atuação dele e procuremos evitá-la. Deixemo-lo de lado e passemos a adorar e exaltar ao Senhor. Rejeitamos suas tentativas de levar-nos a nos sentir magoados ou irritados, É a tática do “ deixa para lá”. Isso é guerra. A maneira mais rápida de se derrotar o diabo é não ligar para as influências que ele está arremessando contra nós.
Resistir. Esse é o aspecto ativo da luta espiritual. A bíblia diz: “ resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.”Deus não irá resistir ele por nós. Somos nós mesmo que temos de fazer isso. Temos que virar
para ele e dizer-lhe: “ Diabo , anulo a essa sua estratégia, em nome de Jesus. Faz quinze anos que você vem fazendo isso comigo, mas agora já descobri tudo, e acabou.
É possível que ele tente repetir a estratégia mais algumas vezes, mas quando ele se convencer de que estamos convictos de nossa superioridade espiritual, irá parar ( Tiago 4:7 e 1º Pedro 5:9 ).
Uma Posição Equilibrada.
Como podemos entrar nessa batalha sem nos tornamos “ obcecados por demônios” ? Temos que evitar os dois extremos. Algumas pessoas têm hábito de atribuir tudo ao diabo , e vira e mexe dizem: “ Tem um demônio nisso.” Estão sempre falando em peso e opressão. Conhecem todos os espíritos e subespíritos. Mas esse tipo de mentalidade pode ser muito prejudicial.
Por outro lado, existem também aqueles que não admitem que o diabo esteja agindo. Não querem nem pensar nisso. Dizem: “ Não podemos dar muito “ cartaz” ao diabo Mantenhamos os olhos só em Deus”. É passível que tais pessoas ajam assim por ter medo de demônios, mas pode ser também que conheçam um desses “ obcecados”, e não queiram tornar-se iguais a ele. Infelizmente,o simples fato de ignoramos a existência do inimigo não anula sua atuação.
Então, como adotar uma posição de equilíbrio ? Não devemos achar que o diabo está por trás de tudo que acontece, mas não podemos descartar essa hipótese também. E como vamos saber se ele está ou não ? Perguntando a Deus, Ele nos dirá. É isso que a Bíblia chama de “ Ter conhecimento”.
Temos que estar cientes das coisas que o diabo faz, sem nos deixarmos influenciar por sua atividade. Estar conscientes dele não nos prejudica em nada . A própria Bíblia fala muito do inimigo. Mas se nos deixarmos apanhar na sutil armadilha de ser influenciados por ele, aí já estaremos com atenção toda centralizada nele. É então que passamos a vê-lo como um ser forte e poderoso, enquanto Deus vai-se tornando cada vez mais fraco e menor para nós. É bom estarmos cientes das ações de Satanás, mas passemos mais tempo estudando a Pessoa de Deus e sua grandeza.
Guerra Ofensiva e Defensiva
Na batalha contra o diabo temos de enfrentá-lo de forma defensiva e ofensiva. Deus nos fornece as armas e armadura, o que significa que nos encontramos preparados tanto para atacar como para nos defender. Quem é crente já está assim equipado. Cristo é nossa armadura,nossa justiça e verdade. Lembremos-nos de que “ maior é o que está em nós do que aquele que esta no mundo”. Nós podemos ser “ fortalecidos no Senhor e na força de seu poder” . Portanto, diga o fraco “ Eu sou forte”( 2º- Coríntios 10:4 e JI 3: 10). A luta defensiva se trata a nível individual. Em Efésios 6:13. Lemos “... depois de terdes vencido tudo, permanecer inabaláveis”. No futebol, o papel da defesa é postar-se à frente do gol e impedir que o adversário chegue a ele . Nós não precisamos lutar para nos salvarmos nem para nos mantermos salvos. Isso é um Dom gratuito da graça de Deus e ele pode nos preservar. Mas cabe a nós defender nosso compromisso com Cristo dos ataques ,mentiras tentações e seduções que o inimigo atira contra nós. Temos que fazer a seguinte declaração “Diabo ,não arredo pé. Aqui você não passa”.

( Três Áreas a Serem Protegida A mente. O Diabo gosta muito de colocar certas idéias em nossa mente. Uma pessoa pode ser
genuinamente nascida de novo. E ainda assim lutar com pensamentos que comprometem sua eficiência na vida cristã . Temos que lutar contra os pensamentos que não condizem com a verdade de Deus. Questione seus pensamentos. Pergunte: “ pensamento, de onde foi que você veio ?” Se a idéia for algo relacionado com orgulho, temor,incredulidade, lascívia,(Luxúria, sexualidade) depressão ou condenação,precisa ser expulsa de nossa vida . E só nós podemos fazê-lo . Recosemo – nos a nos deter naquele pensamento. Entreguemos nossa mente a Deus; ponhamos-la em harmonia com a Palavra ( 2º- Coríntios 10:3 – 5 ). O Coração. No caso aqui, o “ coração” quer dizer atitudes e emoções . As atitudes erradas são perigosíssimas. Efésios 4: 27 nos adverte que se não resolvermos o problema das atitudes erradas,estamos dando lugar ao diabo. Atitudes de arrogância, rebeldia, rancor e contenda abrem a porta de nossa vida ,nossa igreja, nossa nação e de nosso relacionamento conjugal para que o inimigo entre.
O Diabo só pode atuar no mundo por intermédio do pecado, do egoísmo humano. É verdade que Jesus derrotou todos os poderes demoníacos na cruz, há dois mil anos. Mas Satanás ainda atua, e o faz na medida em que as pessoas dão lugar a ele. E não são só os incrédulos que viabilizam sua atuação. Os crentes também o fazem quando adotam atitudes erradas. Em Efésios 4:26 encontramos a ordem : “ Não se ponha o sol sobre a vossa ira.” Isso quer dizer que assim como temos o hábito de tomar banho e escovar os dentes, precisamos estar regularmente corrigindo essas atitudes erradas. É um hábito que não podemos negligenciar . Nós nos “despojamos” do velho homem e nos “ revestimos”do novo. Assim o diabo fica imobilizado. Lemos em Provérbios 4:23 a seguinte orientação: “ Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração.
A língua. Nossa língua possui um enorme poder,e o diabo sabe disso . Podemos usar o poder espiritual dela para o bem ou para o mal.. Da mesma boca pode sair bênção ou maldição( Tiago3:10). Nossas palavras podem ser um veículo de expressão para nosso espírito,para o Espírito Santo ou para um espírito maligno.
O inimigo gosta de levar-nos a expressar incredulidade, a difamar outros, a passar mexericos, e pronunciar palavras sarcásticas. (Escarnecedor) Muitos de nós guardamos mágoas por palavras que nos foram ditas no passado . Não permitamos que o diabo amaldiçoe outros por nosso intermédio. Pensamos antes de falar . Façamos a oração que Davi fez no Salmo 141:3: “ Põe guarda , Senhor , à minha boca; vigia a porta dos meus lábios.”
Derrubando as Portas do Inferno
A guerra de ofensiva tem por alvo o mundo que nos cerca. O Objetivo aí é ganhar mais terreno para o reino de Deus em nossa sociedade. No Futebol , o ataque procura passar pelo adversário. Chegar ao gol e marcar . Infelizmente há muitos crentes que ao entrarem nessa batalha espiritual só querem defender-se . Esforçam-se apenas para tentar manter o diabo à distância de um inimigo a outro. Praticamente estão desejando que o jogo termine 0 X 0 . Que o jogo mais sem graça ! Vamos partir para o ataque ! É disso que Jesus fala em Mateus 16:18; “... edificarei a minha igreja , e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.” Fazer a guerra ofensiva é tomar a iniciativa de atacar as portas do inferno. Se avançarmos contra elas , não resistirão, mas se não o

fizermos, continuarão de pé. Precisamos usar as estratégias da oração e adoração para derrubar essas portas. O que são elas ? Efésios 6:12 as identifica muito bem.
Os dominadores Deste Mundo
O inimigo procura ocupar posições de autoridade pois deseja governar toda terra. As organizações humanas e suas lideranças são detentoras do poder, e por isso ele tenta assumir o controle delas. Sua principal estratégia é designar maus espíritos para atacarem todas as estruturas, para dominar o mundo por intermédio delas. Nossa sociedade é constituída de instituição que funcionam por meio de cadeias de autoridade: o casamento, a família , a igreja , as escolas, as empresas, as tribos,os clubes , os meios de comunicação, os sindicatos, as cidades as nações,etc. Então o inimigo designa maus espíritos para atacá-las e assumir o comando delas. Autoridades é para a organização o mesmo que as muralhas das cidades antigas eram para elas uma forma de proteção. Quando uma autoridade é exercida de forma ímpia ou perde sua força devido a rebeliões e negligência, a muralha se torna vulnerável, e o diabo pode penetrar por ela. Portanto , quando um líder exerce bem a sua liderança e um subalterno se submete a seu superior como deve, ambos estão ganhando a batalha espiritual. Em Romanos 13:1-13, Paulo dá a entender que uma boa autoridade neutraliza o avanço do inimigo . Outra forma de entrar -mos nessa batalha espiritual é orar por essas instituições e por nossos líderes, colocando-nos na brecha, preparando os muros derrubados ( Ez.13:3-5;23:30). Principados
Encontramos em Daniel 10 a informação sobre um anjo que teve de lutar nos lugares celestes com um ser chamado “ Príncipe do reino da Pérsia”. Um pouco mais adiante, no mesmo capítulo, há a menção do “ príncipe da Grécia”. E se naquela época havia príncipes da Pérsia e da Grécia , hoje deve haver príncipes de Londres, Los - Angeles, Tóquio, e outros lugares do mundo. Na Bíblia , o termo “ principado” __ território governado por um príncipe __ designa a organização das hostes de Satanás em termos geográficos, de acordo com os agrupamentos humanos . É por isso que ainda hoje, vez por outra , temos notícias de países da África onde milhares de pessoas estão _ se convertendo, enquanto, no outro lada da fronteira, perto deles , quase não há cristãos. Para combatermos esses principados , temos que orar pelas regiões delimitadas geograficamente. Interceder pelos os grupos humanos. Chamo de grupos humanos a qualquer grupamento de indivíduos com um traço em comum: crianças, velhos , refugiados,homossexuais , grupos raciais , profissionais ou nacionais .O inimigo conhece todos eles , e ataca de forma específica a cada um. Todo crente precisa conhecer um pouco a geografia . Se não, como poderemos rechaçar os ataques do diabo ? Satanás não tem recebido de nós muita oposição , e assim continua sistematicamente enganando, destruindo e escravizando grupos e estruturas sociais pelas quais não oramos, e para quem muito menos pregamos . A verdade é que as portas do inferno estão prevalecendo. Temos autoridade para derrubá-las, ma primeiro é preciso identificá-las e marchar contra elas decisivamente . Temos que orar por todos esses grupos humanos e ministrar-lhes o evangelho em amor. Potestade
Quanto mais pecarmos , maior será o domínio do inimigo sobre nós. Aliais ,esse domínio varia com o tipo de mal que praticamos. Se num determinado lugar se pratica muita feitiçaria , o inimigo pode mandar para ele uma potestade de feitiçaria. Se uma Igreja há muita contenda e divisão, ali
estabelece uma fortaleza de contenda. Essas potestades podem atuar em indivíduos , famílias
,cidades ou nações , em qualquer lugar onde as pessoas permitirem sua atuação. Mas Deus pode revelar-nos qual é a potestade predominante em cada situação . De posse desse conhecimento podemos usar nossa autoridade para repreendê-las em nome de Jesus e quebrar seu poderio. Às vezes podemos romper o poderio de demônios que estavam, havia anos influenciando uma família, uma cidade ou uma igreja. A identificação destas potestades serve também para que aprendemos a evitar a influência delas, e adotar uma atitude oposta á que elas inspiram. Se a potestade inspira ganância , por exemplo, passamos a contribuir liberalmente; se ela sugere orgulho,nós nos humilhamos. Isso é um excelente modo de derrubar fortalezas.
Dominadores do Mundo tenebroso
Uma das principais táticas de Satanás é manter a mente do homem em trevas . Ele é enganador o pai da mentira . Há milhões de indivíduos cegos espiritualmente devido à complexa rede de mentiras que alarmou: o ateísmo, a evolução, as heresias . filosofias, seitas e todas as religião do mundo. Por causa disso é muito importante que vivamos a verdade e preguemos o evangelho . Não podemos dissociar esta batalha espiritual da obra de evangelismo. Se que sermos acabar com as trevas , temos de acender a luz. Os crentes que fazem concessões ao pecado estão colaborando com inimigo pois assim os incrédulos não poderão enxergar a luz da verdade , Há muitos maus espíritos por aí procurando impedir que preguemos o evangelho . É por isso que muitos salvos não pregam. Mais nós por meio da oração , podemos dissipar essas trevas que cercam a mente dos homens para depois mostrar-lhes a verdade em amor , da maneira mais adequada.
Exercitando Nossa Autoridade
E o que nós podemos fazer com relação a tudo isso ? É muito simples . Quando Deus criou o homem , deu-lhe o livre arbítrio está a autoridade sobre o planeta terra. Lemos em Salmo 115:16,o seguinte: “ A terra deu-a ele aos filhos dos homens .” Então estamos de posse do maravilhoso poder de decisão. Se pecarmos , se agirmos egoístamente, estamos dando permissão ao inimigo para agir. Mas se exercitarmos nosso livre arbítrio e a autoridade que temos no nome de Jesus,podemos expulsar o inimigo .Adão usou sua autoridade para desobedecer a Deus , e assim abriu as portas para que o inimigo atuasse na terra, por meio da humanidade.
Jesus veio ao mundo para retornar a autoridade que Adão perdeu. Diz Colossenses 2:15 que Jesus”despojou” ou removeu do diabo toda a autoridade. Foi para isso que ele morreu , para destruir as obras do diabo, que , como vemos em Isaías 61, nada mais são que as consequências de o homem se entregar ao pecado e ao egoísmo. Após a ressurreição de Jesus, ele entregou –nos essa autoridade que reconquistara , para que a exercitássemos em seu nome. Isso significa que Deus já fez com que Satanás tudo que pretendia fazer, menos aplicar –lhe a punição final . O resto é conosco. Deus nos diz: Resisti vós ao diabo. Currai vós os enfermos. Expulsai vós os demônios. Orai vós para que venha o reino de Deus e que a vontade de Deus seja feita na terra terá sido ligado no céu . Dou –vos poder sobre todas as potestades do inimigo ( Tiago 4:7 ; Lucas 10:9,19; Mateus 6:10; 16,19 ; S.João. 20:21-23).
O que quer dizer é formar um exécito, mobilizar pessoas que sabem que possuem autoridade e que a exercitem. Se não nos levantar- mos para expulsar o inimigo, ele continuará no controle da



Nº 8
terra. O que ocorreu com os israelitas na terra prometida , deve ocorrer conosco: Deus deu-lhes vitória, mas eles tiveram que lutar. Nós precisamos cultivar uma forte raiva contra o inimigo; empenhar-nos numa guerra defensiva contra ele, para impedir que tenha acesso à nossa vida, e depois passar a uma tática ofensiva, e expulsá-lo de vez.
Precisamos de crentes que queiram se colocar na brecha em favor das instituições, para destruir as trevas. Um policial tem autoridade mas ela de nada valerá se ele se limitar a rodar a dia inteiro em sua viatura. Ele precisa exercitá-la . Nós só veremos transformações na família ,na sociedade, em nossa cidade e no mundo se lutarmos por meio da oração persistente, se resistirmos ao diabo e neutralizarmos suas estratégias. E nessa batalha espiritual temos que agir de forma bem específica, definida . Busquemos a orientação e o poder de Espírito Santo para rechaçarmos os poderes das trevas o orarmos para que o reino de Deus venha ao coração dos homens.


Você já descobriu a fascinante personalidade do
seu criador ?
Este estudo foi elaborado pelo Rev. J. Galdino de
Souza.
Deus vos abençoe em Nome de Jesus.
Meditação Salmo 119:105.
Jesus é nossa vitória.
• 1999-2010 • www.nepopo.net

Sem comentários:

Enviar um comentário