sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Seja uma pessoa positiva.




Por Maria Fontaine.



“Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e eternamente” (Hebreus 13:8). O poder que Ele tem para transformar vidas é o mesmo de sempre e está a nosso dispor. Se escolhermos usufruir dele, todos nós podemos recebê-lo. Jesus pode ajudar qualquer pessoa a superar seja o que for, se ela realmente quiser a vitória.
À medida que persistirmos em ficar cada vez mais imersos em Jesus e na Sua Palavra, buscando fervorosamente a Sua Vontade e pedindo-Lhe para operar em nossas vidas, nosso relacionamento com Ele crescerá e nos tornaremos de verdade as novas pessoas que Ele quer que sejamos (2 Coríntios 5:17). O nosso antigo modo de pensar deixa de existir e somos transformados pela renovação do nosso entendimento (Romanos 12:2). O Senhor não promove uma grande mudança em nossa vida e pronto; Ele continua a agir — se fizermos a nossa parte.

“Peça em fé, não duvidando, porque aquele que duvida é semelhante à onda do mar, impelida e agitada pelo vento. … Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa; homem vacilante, inconstante em todos os seus caminhos” (Tiago 1:6–8).

Se não nos concentrarmos no Senhor e na Sua Palavra, mas estivermos alternando entre ouvir as coisas animadoras que o Senhor diz e prestar atenção às mentiras, preocupações, temores e desânimo enviados pelo Diabo, somos definitivamente vacilantes e, portanto, nada receberemos do Senhor, pelo menos em relação àquilo em função de que estamos titubeando. Se nossa fé estiver oscilando, com certeza não estamos confiando no Senhor.

O Senhor diz que nos manterá em perfeita paz se nossa mente estiver firme nEle e se pensarmos nas coisas que são de cima (Isaías 26:3; Colossenses 3:1–2). O salmista Davi disse: “Firme está o meu coração, ó Deus” (Salmo 57:7 Edição Revista e Atualizada). Se nos concentrarmos no Senhor, se nosso coração estiver firme nEle e pensarmos nas coisas que são de cima, permaneceremos firmemente conectados a Ele e não oscilaremos entre a Palavra do Senhor e as mentiras e os temores do Diabo.

Portanto, é possível viver livre de preocupações, temores e desânimo! Logicamente, ainda existirão aqueles primeiros “dardos inflamados” de tentação (Efésios 6:16) — o Diabo vai continuar tentando sussurrar essas coisas em nossas mentes, mas não temos de entreter esses pensamentos! Não é algo que tem que ficar acontecendo constantemente.

“Resisti ao Diabo e ele fugirá de vós” (Tiago 4:7). Se nos recusarmos a ceder a ele assim que percebermos a tentação, conquistaremos a vitória (Efésios 4:27). A batalha pode durar alguns minutos ou até mesmo horas, mas não significa que tenhamos “dado lugar” ao Inimigo. Enquanto estivermos lutando em mente e espírito e fazendo o que o Senhor disser, a vitória é inevitável. Memorizar e citar versículos-chave para nós mesmos e para o Diabo aumenta a nossa fé e derrota o Adversário. O Diabo não suporta a Palavra de Deus!

Mas se não pusermos termo a esses pensamentos desalentadores, resistindo-lhes logo de início, se cedermos ao desânimo, vai ser muito mais difícil superar depois. Ainda que haja dificuldades em resistir a esses sentimentos em seus estágios iniciais, se não combater o desânimo, a preocupação ou o medo logo que começam, se abrir espaço, por menor que seja, para esses sentimentos, as coisas podem piorar bastante. Os obstáculos a serem transpostos no início do problema não são nada comparados com a batalha que terá de ser travada por alguém que se deixar cair em uma dessas armadilhas do Diabo!

Lute contra o desânimo no início. Não se submeta a ele! Às vezes não dá para evitar pensamentos negativos nem os primeiros sentimentos de depressão e não é culpa sua que o Diabo os dispare contra você de tempos em tempos, mas não precisa aceitá-los.
Não devemos agir com base em nossos sentimentos, mas sim nos fatos. Devemos ter fé nos fatos segundo a Palavra de Deus. Andamos por fé e não por vista — nem por sentimentos (2 Coríntios 5:7). Portanto, quando o Diabo o atacar com esses sentimentos negativos, você precisa combatê-los com a Palavra de Deus. Lute contra essa opressão no poder do Espírito, com a Palavra, e não se deixe vencer! Não se renda!

É claro que já fizemos coisas erradas e cometemos erros! É claro que somos pecadores e cheios de defeitos! E daí?! O desânimo provém do Diabo, então lute! E se já cometeu o erro, ficar desanimado por causa disso só vai piorar a situação. Erro em cima de erro não conserta as coisas, e certamente não vai ajudar nada se você, além do erro já cometido, ainda cometer o outro erro de cair na armadilha do desânimo preparada pelo Diabo.
Portanto, sempre que você sentir que “merece” ficar desanimado, reaja! Você não merece sentir-se culpado nem perder a coragem! Não ceda a esses sentimentos!

Outra noite me vieram uns pensamentos negativos, então parei e orei contra eles, mas por um tempo depois ainda estava sendo bombardeada por sentimentos depressivos. Então, clamei a Palavra. Disse: Senhor, Você prometeu que cuidaria de nós se lançássemos nossos fardos sobre Você (Salmo 55:22). Tive de combater com a Palavra. Não havia como lidar com a situação pela lógica, então tive de me valer da Palavra, colocar tudo na mão do Senhor e deixá-lO cuidar do assunto.

E logo me ocorreu o versículo: “Os que observam as vaidades enganosas — falsidades sem valor ou vazias — abandonam Aquele que lhes é misericordioso” (Jonas 2:8 — Tradução Brasileira). Se nos deixarmos desanimar, estaremos observando vaidades enganosas e, conseqüentemente, “abandonando Aquele que nos é misericordioso”. Em outras palavras, abrimos mão da misericórdia, fé, ajuda e graça que o Senhor nos oferece, sem falar do Seu poder milagroso que pode nos libertar da depressão causada pelo Diabo.

Quando deixamos de buscar o Senhor e começamos a considerar as circunstâncias e os problemas, nem conseguimos ver a mão de Deus, de tão ocupados que ficamos observando os obstáculos! Mas o Senhor nos diz que se olharmos firmemente para Ele e tivermos um pouquinho só de fé, do tamanho de um grão de mostarda, poderemos dizer a uma montanha “ergue-te e lança-te ao mar”, e ela obedecerá (Marcos 11:23).

Temores, preocupações e desânimo podem nos parecer montanhas, mas não deveríamos lhes ceder espaço na nossa vida. Quando vivemos perto de Jesus e segundo a Sua Palavra, vivemos no mundo espiritual, num ambiente de milagres onde os obstáculos e os problemas não podem nos deter, mas são dissipados pela fé! Recorrer ao Senhor e à Sua Palavra é o que nos dá esse tipo de fé.

À medida que persistirmos em ficar cada vez mais imersos em Jesus e na Sua Palavra, nosso relacionamento com Ele crescerá e nos tornaremos de verdade as novas pessoas que Ele quer que sejamos.

É claro que já fizemos coisas erradas e cometemos erros! E daí?!

Sem comentários:

Enviar um comentário