sábado, 1 de outubro de 2011

Bruxas, Bruxaria, o Oculto .






Nos últimos quarenta anos, tem renascido um interesse significativo sobre a bruxaria em todos os seus variados aspectos. A tendência principal tem apresentado a bruxaria como algo inocente, objeto de entretenimento tanto na literatura quanto nos filmes.

Como de costume 95% dos Cristãos falham ao usar o discernimento, cedem à manipulação da mídia e abraçam esta “pílula dourada” da bruxaria junto com uma massa enganada da população, não atentando para as muitas advertências Bíblicas de não abrir a porta a Satanás que vem como leão rugindo, buscando a quem devorar. Jesus disse a Pedro, “Simão, Simão, eis que Satanás vos reclamou para vos peneirar como trigo!” (Lucas 22:31) e é exatamente isto o que Satanás fará se não nos perguntarmos “O que Jesus faria?”, antes de ler um livro, assistir a um filme, começar um relacionamento ou tomar qualquer decisão.

A bruxaria envolve a manipulação de hostes demoníacas, através de encantamentos e palavras "mágicas". Ela também pode envolver comunicação com espíritos demoníacos representando os mortos, os chamados “espíritos familiares”. A Bíblia nos ensina claramente que os mortos não podem se comunicar com os viventes uma vez que há um grande abismo separando aqueles que se foram dos que aqui estão.(Lucas 16:26). Como entes espirituais sem corpos estes demônios possuem conhecimentos relacionados às atividades dos humanos e têm habilidade de prever o futuro.

Eis aqui algumas passagens das Escrituras relacionadas à bruxaria:

Tanto o Velho quanto o Novo Testamento trata a bruxaria como uma prática diabólica, abominável e ligada à rebelião.Não havia tolerância para aqueles que a praticavam. "A feiticeira não deixarás viver, " (Êxodo 22:18).

Moisés advertiu os filhos de Israel: "Quando entrares na terra que o SENHOR, teu Deus, te der, não aprenderás a fazer conforme as abominações daqueles povos. Não se achará entre ti quem faça passar pelo fogo o seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro; nem encantador, nem necromante, nem mágico, nem quem consulte os mortos; pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao SENHOR; e por estas abominações o SENHOR, teu Deus, os lança de diante de ti. Perfeito será para com o SENHOR, teu Deus. Porque estas nações que hás de possuir ouvem os prognosticadores e os adivinhadores; porém a ti o SENHOR, teu Deus não permitiu tal coisa" (Deuteronômio 18:9-14).

A Bíblia nos fala do malvado rei Manassés que reinou em Jerusalém durante cinqüenta anos: "Ele fez o que era mau perante o SENHOR, segundo as abominações dos gentios que o SENHOR expulsara de suas possessões de diante dos filhos de Israel". (2 Crônicas 33:2). "Queimou seus filhos como oferta no Vale de Ben Hinom, adivinhava pelas nuvens, era agoureiro, praticava feitiçarias, tratava com necromantes e feiticeiros e prosseguiu em fazer o que era mal perante os olhos do SENHOR para o provocar à ira" (2 Crônicas 33:6).

Quando Samuel reprovou o Rei Saul, ele comparou a rebelião ao pecado da feitiçaria e a arrogância como o mal da idolatria. A bruxaria inclui tanto a feitiçaria quanto a idolatria. Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e a obstinação é como a idolatria e culto a ídolos no altar. "Visto que rejeitaste a Palavra do Senhor, Ele também te rejeitará a ti, para que não sejas rei" (1 Samuel 15:23). Se Saul foi rejeitado por Deus pela rebelião e arrogância, da mesma forma uma pessoa que em nossos dias pratica ou se permite ser entretida pela bruxaria também pode sê-lo.

A Bíblia fala claramente sobre o destino daqueles que se voltam ou como C. S. Lewis intitulou que têm a "luxúria" pelo oculto: "pois, tu, SENHOR, desamparaste o teu povo, a casa de Jacó, porque os seus se encheram da corrupção do Oriente e são agoureiros como os filisteus e se associam com os filhos dos estranhos" (Isaías 2:6). "Vai, entra nas rochas e esconde-te no pó, ante o terror do SENHOR e a glória da Sua majestade. Os olhos altivos dos homens serão, abatidos, e a sua altivez será humilhada; só o SENHOR será exaltado naquele dia. Porque o dia do SENHOR dos Exércitos será contra todo soberbo e altivo e contra todo aquele que se exalta, para que seja abatido... A arrogância do homem será abatida, e a sua altivez será humilhada; só o SENHOR será exaltado naquele dia. Os ídolos serão de todo destruídos" (Isaías 2:10-18).

Paulo em Gálatas 5:19-21 refere-se à bruxaria como obra da carne. "Ora, as obras da carne são conhecidas e são: prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções, invejas, bebedices, glutonarias e cousas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos declaro, como já, outrora, vos preveni, que não herdarão o reino de Deus os que tais cousas praticam". É interessante observar que a advertência de Paulo era para as igrejas da Galácia cujos membros já eram Cristãos. Eles foram advertidos que ao se entregarem a uma conduta pecaminosa não herdariam o reino de Deus. A advertência é para aqueles que receberam a Cristo. O Cristão da atualidade que se entretém ou permite que seus filhos sejam entretidos e/ou participem nas obras da carne, as quais incluem bruxaria, deve prestar atenção neste conselho.

No Cristianismo tanto a magia branca quanto a magia negra não são absolutamente aceitáveis e não existe coisa alguma como "graça barata". Cristo morreu na cruz para nos perdoar de nossos pecados, assim não há desculpa para tomar o pecado como algo simples e sem importância. A prática de qualquer tipo de pecado, incluindo a feitiçaria abre a pessoa à opressão demoníaca e a continuidade do pecado leva à possessão.

Não podemos racionalizar e dizer que uma pessoa não está envolvida em bruxaria apenas por se entreter com livros e filmes cujos personagens participam de rituais dessa prática pecaminosa ainda que os protagonistas sejam "bruxos bons".

O protagonista Harry Potter, na série de livros Bestseller e nos filmes de mesmo nome, freqüenta a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts para se tornar um mago. Harry e seus amigos têm aulas de como proferir palavras de feitiçaria, desenhos mágicos e porções, transfiguração, história da magia, teoria do encantamento etc... Eles aprendem a se tornar "bons" magos e bruxas. O mal é representado pelo "Lado Escuro", uma reminiscência do "Lado Escuro" da Força em "Guerras nas Estrelas," e incorporado (ou desincorporado e procurando se incorporar) em Voldemort, o mago malvado que matou os pais de Harry.

Harry é caracterizado como um menino comum e que é oprimido por seus tios e primo, algo similar à opressão de Cinderela em seu lar. Os membros de uma família muito normal são exageradamente opressivos.

Sob uma perspectiva Cristã o problema com Harry é que a salvação de sua situação tão desagradável vem da sua saída de casa para aprender bruxaria, uma prática condenada. As crianças interagem com os fantasmas tais como com o Friar (Frade) e o Professor Binns, um fantasma que ensina História da Magia. Ele é um mestre já bastante velho que no passado havia adormecido depois de um incêndio e na manhã seguinte fora trabalhar deixando seu corpo para trás.

O Cristianismo ensina que a bruxaria, mesmo sob uma capa de algo fascinante e açucarado, representa o mal e que a redenção vem apenas através de Jesus Cristo e certamente não do oculto. A comunicação com os mortos é na verdade comunicação com os demônios ou "anjos caídos". Proferir palavras de encantamento é algo proibido.

No Cristianismo, a salvação não vem através da bruxaria, mas pela aceitação do Filho de Deus. Bom é aquilo que vem de Deus e vem por adorá-Lo. A bruxaria "inocente" ou "mecânica" não deixa de ser bruxaria e como tal descende das trevas. Expor nossos filhos a altas doses do sobrenatural, mesmo que retratado através de atividades de personagens que fascinam, não é aceitável em hipótese alguma. O chamado encantador do oculto nos filmes e desenhos animados para crianças pode ser apelativo e fascinante. Os poltergeists, (fantasmas que produzem barulho e fazem traquinagens), espíritos, vassouras voadoras, lobisomens, vampiros, bruxas, gigantes, morcegos, duendes, gnomos, corredores assombrados podem ser cativantes, mas eles podem instilar um espírito de medo. Eles certamente podem ser "sombrios e opressivos" e expor-se a isso pode virar um vício. Este escritor antes de entregar-se a Jesus Cristo envolveu-se durante um certo tempo com sessões espíritas, quiromancia, astrologia e meditação oriental. O interesse no oculto começou com filmes noturnos de "terror" e com os livros sobrenaturais cômicos.

Á parte de uma dimensão sobrenatural das trevas existe a boa dimensão sobrenatural representada pelo Reino Celestial (Deus, Seus querubins e os demais anjos). Em geral, esta dimensão não é retratada nos desenhos animados ou livros recentes voltados para crianças. Qual a freqüência com que vemos anjos nos desenhos animados de Sábado? Os duendes no filme "Senhor dos Anéis" são tão horripilantes que atemorizam os Cavaleiros de Sauron que perseguem Frodo.

Os pais têm a responsabilidade de monitorar o que seus filhos assistem. Estudos têm mostrado que crianças e adultos que assistem a violência de uma forma regular tornam-se insensíveis a ela. O mesmo se aplica à exposição intensa ao oculto. Jesus disse, "É inevitável que venham escândalos, mas ai do homem pelo qual eles vêm! Melhor fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma pedra de moinho, e fosse atirado no mar, do que fazer tropeçar a um destes pequeninos" (Lucas 17:1-2).

Então o que dizer do Cristão que se diverte com o oculto? Podemos tomar como analogia uma pessoa que não está envolvida em sexo imoral, mas está se entretendo com livros ou revistas de pornografia. Não existe o Cristão "voyeur". O que é pecaminoso para uma criança, é também para um adulto. Cristo não diferencia uma livraria para "adultos" nem tampouco o "adulto" voyeur. Aqueles que lidam com as trevas serão tragados por elas. Veneno é veneno. Uma pequena porção recreativa de veneno pode ser tão letal quanto uma grande quantidade de veneno nas mãos de um assassino. Não existe uma sessão espírita recreativa (sessões de canalização).

Para todos aqueles que estão envolvidos numa conduta pecaminosa, incluindo o ocultismo ou voyeurismo sexual, existe apenas um caminho para se purificar, nada menos que o sangue de Jesus que expia os nossos pecados. Tanto os que não são Cristãos quanto os que são precisam se arrepender de seus pecados e pedir a Deus para lhes perdoar. Aquele que ainda não é Cristão precisa convidar Jesus para dirigir sua vida através de uma oração bem simples ("Jesus eu aceito seu sacrifício por mim na cruz. Perdoe meus pecados. Por favor, entre em minha vida e tome o controle. Ajude-me a caminhar na luz").

Aprenda uma lição com feiticeiros e bruxos que conheceram Jesus em atos 19.19, "Também muitos dos que haviam praticado artes mágicas, reunindo os seus livros, os queimaram diante de todos. Calculados os seus preços, achou-se que montavam a cinqüenta mil denários." Todos os objetos da prática do ocultismo devem ser destruídos uma vez que eles são janelas ou "veículos" para a opressão. Eles são literalmente imãs, que atraem as hostes demoníacas.

Deus não é um Deus malvado. Ele não é vingativo, mas na Bíblia Ele nos dá um manual de mecânica para nosso bem estar. Se nós insistirmos em colocar limonada em nosso motor em vez de óleo, certamente o fundiremos. Se não obedecermos às advertências de Deus contra a bruxaria, conduta sexual e promiscuidade, ira, inveja e abuso de substâncias, nós destruiremos nossos corpos e condenaremos nossas almas por toda a eternidade. Você pode até não crer em Deus, mas a violação de Seus princípios trará indubitavelmente a destruição. A bruxaria pode ser bastante atraente e confortadora. Pode lhe dar sucesso e poder, além de "uma certa sensação de cobertura". Ainda assim ela representa o mal e o perigo, exatamente como a serpente o era para Adão e Eva no Jardim do Éden.

Para aqueles que têm tido um envolvimento muito intenso com o ocultismo incluindo a prática efetiva da bruxaria, é aconselhável procurar o conselho de um pastor de uma igreja centrada em Cristo e no Espírito Santo e envolvida no ministério de libertação. Tenha em mente que você tem o poder sobre todos os principados demoníacos no nome de Jesus uma vez que aceitou Cristo como seu Salvador Pessoal e está coberto pelo Seu sangue (" Senhor, os próprios demônios se nos submetem pelo Seu nome" Lucas 10:17).

Nos anos 50 a Ciência tomou o lugar de Deus. Houve uma fome espiritual, que buscou expressão na contra-cultura dos anos 60 e 70 através das drogas, religiões orientais e promiscuidade sexual. Isto levou ao materialismo e ao culto do eu nos anos 80 e 90. Nenhuma dessas substituições pode saciar a fome espiritual do homem. A ausência de Deus somente pode ser preenchida com a presença Dele e, certamente, não por algo artificial e enganoso como a bruxaria. A bruxaria é como o sexo ilícito, pode oferecer emoções e prazer por um tempo, mas só um relacionamento pessoal com o Deus do Universo através de seu Filho Jesus Cristo, trará verdadeira satisfação, alegria e vida eterna.

Fonte: earthhavest.org

Sem comentários:

Enviar um comentário