sábado, 1 de outubro de 2011

O Misticismo da Nova Era no Cristianismo?




Jesus Cristo é o mesmo, ontem, hoje e para sempre. Não se deixem levar por toda espécie de ensinos estranhos e diversos.
(Hebreus 13:8-9)

Critica-se que em virtude do Misticismo da Nova Era tem se dado uma ênfase muito grande dentro da Igreja Cristã à experiência espiritual pessoal. Em algumas igrejas chega a tal ponto que se atribui muito maior importância às "revelações e profecias individuais do que à Palavra de Deus, a Bíblia. A situação chega a tal extremo que o foco da adoração, seja nos estudos ou nas canções, é transferido de Deus para o homem. Como resultado temos um Cristianismo enfraquecido, contaminado e acomodado.

Em vez de adorar a Deus, passamos semana após semana aprendendo a "como" alcançar melhor a felicidade, o sucesso, fazer a escolha da carreira correta ou encontrar o parceiro ideal. Certamente a Bíblia é citada, mas a ênfase está muito mais no homem do que em Deus. Deus é apenas um "aditivo" muito mais como um molho é para a salada ou o sal para um prato de espaguete. Deus se torna um instrumento para o sucesso pessoal. Os estudos Bíblicos semanais não são gastos em analisar e digerir a Palavra de Deus, mas em dar outras palavras dúbias de "edificação e profecia". A majestade de Deus é substituída por um exercício de xamanisno "Cristão".

Deslocar a adoração de Deus, que é o único digno de adoração, para experiências "espirituais" subjetivas é um engano muito grande. Neste movimento espiritual, nós temos dezenas de milhares de pessoas dando semanalmente "profecias" a seus irmãos supostamente sob a "liderança" do Espírito Santo. Contudo, que porcentagem dessas profecias revelou ser correta e das que se mostraram realmente precisas quantas foram verdadeiramente inspiradas por Deus? Que porcentagem de pessoas orou por aqueles que foram curados e dos que o foram quantos efetivamente receberam a cura pelo poder de Deus?

Deus não pode ser colocado em uma caixa. Ele não é limitado. Se Deus decidiu se encarnar como homem para revelar-se a nós fora de seu tempo, que assim seja. E Ele é mais do que capaz de nos dar profecias precisas ou curar os enfermos, como está provado através de toda a Bíblia. Jesus disse que o Espírito Santo nos revelará o futuro (João 16:13). Jesus disse, "Crede-me que estou no Pai, e o Pai, em mim; crede ao menos por causa das mesmas obras. Em verdade, em verdade vos digo que aquele que crê em mim fará também as obras que eu faço e outras maiores fará, porque eu vou para junto do Pai" (João 14:11-12). Estas obras sem dúvida incluem a cura, uma vez que a cura foi aproximadamente um terço do ministério de Jesus.

O Apóstolo Paulo expõe sobre a variedade de dons do Espírito Santo: "Porque a um é dada, mediante o Espírito, a palavra da sabedoria; e a outro, segundo o mesmo Espírito, a palavra do conhecimento; a outro no mesmo Espírito, a fé; e a outro, no mesmo Espírito, dons de curar; a outro, operações de milagres; a outro, profecia; a outro, discernimento de espíritos; a um, variedade de línguas; e a outro, capacidade para interpretá-las. Mas um só e o mesmo Espírito realiza todas estas coisas, distribuindo-as, como Lhe apraz, a cada um, individualmente" (1 Coríntios 12:8-11).

Certamente Deus através do Espírito Santo trabalha de forma sobrenatural na Igreja. Por outro lado o engano também está presente. Por que alguém haveria de receber o dom de discernir falsos espíritos dentro do corpo da Igreja?

Como reconhecemos a ação de espíritos enganosos dentro do corpo da Igreja? Jesus nos diz, "Não há árvore boa que dê mau fruto; nem tampouco árvore má que dê bom fruto. Porquanto cada árvore é reconhecida pelo seu próprio fruto. Porque não se colhem figos de espinheiros, nem dos abrolhos se vindimam uvas. O homem bom do bom tesouro tira o bem, e o mau do mau tesouro tira o mal; porque a boca fala do que está cheio o coração," (Lucas 6:43-45).

Ao olharmos os frutos da vida de uma pessoa podemos obter uma preciosa compreensão se seu dom de profecia é digno de crédito ou não. Se essa pessoa não é fiel a seu cônjuge, é contenciosa, briguenta, manipuladora, demonstra pouco amor pelos outros, ama o dinheiro, não tem caridade, é amarga, tem problemas familiares, age de uma forma na igreja e de outro em casa ou no trabalho, a credibilidade dessa pessoa como profeta deve ser seriamente questionada. Não importa quão nobres e sublimes as profecias dessa pessoa sejam, porque na verdade ela não vive uma vida santificada, seu ministério está construído na areia movediça e suas mensagens são débeis e inúteis.

Os falsos profetas também podem ser reconhecidos porque suas profecias são equivocadas e imprecisas. No tempo do Velho Testamento os falsos profetas eram apedrejados até a morte. Se eles fossem apedrejados em nossos dias haveria incontáveis montanhas de pedras espalhadas pela natureza e estariam incluídos os políticos, os curandeiros "milagrosos", e os autores de obras especulativas sobre as profecias Bíblicas.

Jesus nos encoraja a nos amarmos uns aos outros, nos indica os caminhos errados de nosso próximo e tudo perdoa. Somente quando persistem em seus comportamentos inaceitáveis é que somos levados a pedi-los que deixem a Igreja.

C.S. Lewis afirma que na teologia, um entendimento da Palavra de Deus, a Bíblia, é prática considerando que os sentimentos não nos levam a parte alguma. Ele narra que enquanto fazia uma conferência sobre teologia para membros da Força Aérea, um velho e amargo oficial levantou-se e disse: "Não vejo utilidade alguma nesta tolice. Mas, sabe de uma coisa? Eu também sou um homem religioso. Eu sei que há um Deus. Eu O sinto. Pude percebê-Lo no meio da noite em pleno deserto: o mistério tremendo. E esta é a razão pela qual não acredito em todas as suas pequenas doutrinas e fórmulas sobre Ele. Para todos aqueles que tiveram um encontro real com Deus tudo isso parece mesquinho, insignificante e artificial!" ( Mere Christianity , "Making and Begetting").

Lewis continua dizendo que ele acredita que aquele homem provavelmente teve uma experiência real com Deus no deserto e quando considerou as doutrinas Cristãs, ele se voltou de algo real para alguma coisa irreal. Entretanto, Lewis chama-nos a atenção, as doutrinas da teologia Cristã, são como um mapa. As experiências podem ser mais atrativas, "Mas o mapa é baseado na experiência de centenas de pessoas que realmente foram tocadas por Deus – essa experiências comparadas com emoções e sentimentos piedosos que você e eu podemos ter são muito elementares e bastante confusas".

"Em segundo lugar, se quiser ir além, você precisa usar o mapa. O que aconteceu com esse homem no deserto pode verdadeiramente ter sido real, e certamente foi algo emocionante, mas nada se sucedeu depois disso. Não leva a lugar algum. Não há coisa alguma a fazer sobre isso. Na verdade, é por isso que uma religião vaga – que se limita a sentir Deus na natureza e assim por diante – é tão atraente. Ela é só emoção e nenhum resultado positivo. É como assistir as ondas da praia. Você não chegará a porto algum estudando o Atlântico dessa maneira, ou seja, você não alcançará a vida eterna simplesmente sentindo a presença de Deus nas flores ou na música. Você não irá a qualquer lugar apenas olhando os mapas sem ir para o mar, nem estará bem seguro se for para o mar sem o mapa" (itálico do autor).

Em outras palavras, a teologia é prática. Sim, ela nos diz que Jesus Cristo foi um grande mestre sobre moral, mas Ele também é o Filho de Deus e o próprio Deus no corpo de um homem. Ao olharmos para Jesus, entendemos a natureza amorosa de Deus. Ao crermos e confiarmos Nele, temos a vida eterna. Não alcançaremos a vida eterna através da visualização, do pensamento positivo, da meditação, da ioga, rindo incontrolavelmente ou latindo na igreja, sendo curados por um guru, quer seja hindu ou Cristão carismático. É a teologia, um caminho reto e estreito, que nos conduz à redenção, salvação e libertação da escravidão do pecado e das imitações espirituais. O objetivo da teologia Cristã reduziu-se à incisiva simplicidade de crer e confiar em Jesus Cristo como Filho de Deus.



Prosseguirei a citar do meu livro Succeed With Solomon's Principles – Prosperar com os Princípios de Salomão - nesta linha de pensamento (Herring, Michael, Succeed With Solomon’s Principles , Winepress Publishers, Enumclaw, Washington, 1998, p.175-176):

"As crenças são extremamente poderosas, e esta crença em particular determina seu sucesso na eternidade. Ela tem tão grande efeito que removerá a incerteza e o medo da morte. Crer no Filho do Homem pode ser mais apropriadamente definido como ‘ter fé na existência de’. Através da fé você está se apoiando Nele e contando com Ele para guiá-lo e fazê-lo crescer".

"Novamente a questão é como você pode acreditar em um Poder Superior já que não consegue vê-lo. Atreva-se a alcançar este Poder Superior, deixe que Ele se manifeste em sua vida ou circunstâncias. Você verá uma mudança positiva. Ao tentar, você não terá coisa alguma a perder, mas perderá tudo se não alcançá-Lo. Você perderá a oportunidade de estabelecer um relacionamento de amor com o Mestre do Universo e limitará enormemente suas possibilidades de êxito, um êxito que não está apenas limitado ao dinheiro que recebe e o tipo de carro que dirige, mas um sucesso alcançado pelo cumprimento de seu propósito espiritual neste planeta".

"Suas prioridades se situarão e você não terá que continuar correndo ou se escondendo. Você receberá direção espiritual no que quiser fazer e a esperança será renovada dia após dia para concretizar o que deseja. Você se sentirá espiritualmente equilibrado e concentrado. Será capaz de distinguir o que vale a pena daquilo que é inútil. "

"Você não precisará mais de um guru exercendo senhorio sobre sua vida através de um jogo enganoso. Um guru sempre tem essa estratégia de jogada, 'Eu sei do que você precisa agora, mas antes que lhe diga, você precisa aprender minhas técnicas, passar por meus grupos de iniciação, aceitar meus pontos de vista e durante o processo dar-me um montante em dinheiro.’ Tenha sempre em mente que alguns gurus aparecem em trajes de negócios. Como mencionei anteriormente, não há necessidade de muita insistência para vender idéias e crenças".

"Você deve ter ouvido a história do homem oriental que vai para o Himalaia à procura de um guru sobre o qual havia ouvido falar a respeito. Ele faz o caminho através dos desertos, pântanos, florestas e acaba adoecendo de disenteria. Finalmente encontra o sábio sentado na posição de lótus em uma gruta e se curva diante dele. Depois de alguns dias o sábio se volta para ele e lhe pergunta, ‘Como posso ajudá-lo, meu filho?’"

'Eu vim para encontrar o significado de minha vida, mestre, ’ responde o homem. O guru movimenta os olhos como se estivesse consultando seu interior, ensaia um cântico e vagarosamente abre a boca. Ele fala tão baixo e suave que o homem precisa esticar o pescoço para escutá-lo.’"

"A vida é uma banana, meu filho".

"O homem não pôde acreditar no que ouviu. Ele explodiu, ‘Depois de todos os problemas pelos quais passei para encontrá-lo, o calor, a doença, os mosquitos, você tem a coragem de me dizer que a vida é uma banana?'"

"O guru despertou de seu semitranse e, de olhos bem abertos, disse:
‘Quer dizer que ela não é?’"

"Este é o jogo que os gurus, ‘mentores espirituais’, e as filosofias mundiais fazem. Você pode fazer perguntas, mas não engane aos outros e nem a si mesmo dizendo que tem as respostas quando não tem coisa alguma. Há muitas raposas à espreita lá fora que não estão senão procurando saquear sua mente e sua carteira. Elas criam seus ‘sistemas’ aproveitando-se daquele ambiente suave."

"O Filho do Homem não cobra coisa alguma por Seu sistema. Você não precisa fazer ioga, meditação, jejum, entoar cânticos, meditar ou fazer coisas do tipo baixar os batimentos cardíacos e a pressão sanguínea entrando num estado de ‘equilíbrio’ físico e mental. Seu sistema é basicamente, ‘Creia em mim e Eu transformarei seu ser. Eu o transformarei em uma nova pessoa e lhe darei esperança abundante.’"

"O Mestre do Universo estabelece este sistema e desse jeito ele funciona. Experimente. Ele é gratuito. O que você tem a perder exceto êxito eterno?" (nota: êxito foi definido anteriormente como o cumprimento do propósito de Deus para sua vida)."

"Ele foi humilde e manso. Não subiu em uma espaçosa limusine nem em um avião particular. Ele montou em um burrinho e teve uma morte brutal na cruz, preferindo isso a ter que negar que era o Filho de Deus. Será que seu guru morreria para lhe dar a vida?"

É o Poder Infinito que precisamos alcançar vindo do Poder do Alto, um Deus amoroso e pessoal, não uma "força impessoal".


Fonte: earthhavest.org

Sem comentários:

Enviar um comentário